1. Ouça sua equipe para o desenvolvimento de liderança
Escutar é uma ferramenta fundamental de gestão. Embora muitas pessoas não se atentem a isso, um bom líder, na maioria das vezes, ouve mais do que fala. Dessa forma, ele consegue se aproximar das demandas da equipe e, consequentemente, compreender melhor quais profissionais exercem papéis mais adequados em cada situação.
Além disso, para o gestor que busca o desenvolvimento da liderança, ouvir é tão essencial quanto para o próprio líder. Nesse sentido, é imprescindível observar quem demonstra características de liderança e quem consegue aplicá-las de forma prática. Afinal, alguém que atua muito bem com um determinado grupo pode, eventualmente, não se adaptar tão bem em outro. Por isso, ouvir ativamente a equipe se torna uma estratégia indispensável para tomar decisões mais assertivas e, assim, fortalecer a cultura de liderança.
2. Dê feedback
Uma boa equipe pode até se desenvolver de forma orgânica, no entanto, não é recomendável depender apenas desse processo natural. Por isso, investir no desenvolvimento de liderança é essencial para orientar os membros da equipe a explorarem melhor seus próprios potenciais e, dessa maneira, alcançarem um crescimento mais sustentável.
Além disso, mostrar a cada pessoa o que há de positivo ou negativo em sua atuação profissional — juntamente com diretrizes claras sobre como evoluir em sua função — é o primeiro passo para fazer com que novas lideranças surjam. Como resultado, essa prática também contribui significativamente para a retenção de talentos dentro da empresa e, por conseguinte, para o fortalecimento do time como um todo.
3. Lidere de forma liberal
Neste modelo, o líder concede total liberdade para a tomada de decisões em grupo ou individuais, ao participar delas somente quando convidado. A liderança liberal, portanto, enfatiza somente o grupo. Dessa forma, as pessoas tendem a exercer atividades mais intensas pela liberdade observada.
Nessa forma de liderança, o líder apenas auxilia quando solicitado, crendo plenamente na capacidade do liderado. Ele parte da suposição de que os colaboradores são suficientemente maduros e estão preparados para desempenhar as suas atribuições, sem ser necessário um acompanhamento frequente.
Por isso, com o passar do tempo e sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade e um certo individualismo no seu desempenho, o que pode comprometer os resultados se não houver equilíbrio.
4. Invista em um bom setor de Recursos Humanos
O desenvolvimento de lideranças ou manutenção dos altos potenciais está relacionado à habilidade do profissional de RH de buscar, entender e capacitar os recursos que, de fato, beneficiem o grupo de líderes.
Além de testes para avaliar o potencial dos profissionais e quais papeis eles desenvolvem melhor em uma equipe ou executando um determinado projeto, existem programas para melhorar a forma como cada um reage sob stress. Assim, é possível prevenir falhas e promover um ambiente mais saudável.
As diversas formas do RH de estimular e desenvolver a capacidade de lidar com as adversidades, como sabemos, representam uma característica fundamental em qualquer líder que almeja excelência.
5. Desenvolva um programa de coaching
Além da equipe de Recursos Humanos, um bom programa de coaching pode ser extremamente positivo para identificar talentos no mundo corporativo, especialmente aqueles cujos valores são os mesmos da empresa. Ou seja, o coaching pode alinhar expectativas e fortalecer o engajamento.
De modo geral, uma cultura de desenvolvimento dos profissionais é fundamental no desenvolvimento de lideranças desde o seu ingresso na empresa, contribuindo para um ciclo contínuo de crescimento.
6. Foque em resultados
Remunerar os colaboradores por resultados pode ser uma excelente forma de motivar o desenvolvimento de soluções mais eficientes. Além disso, promove uma mentalidade mais voltada para a performance e a inovação.
Além disto, ter metas e projetos bem definidos faz com que os profissionais, como um todo, sintam-se mais parte da equipe e, ainda, que integrem seus planos de desenvolvimento pessoal aos planos de desenvolvimento da empresa. Dessa forma, cria-se uma cultura de corresponsabilidade.
7. Seja um Leader coach
Esse é um estilo de liderança dos tempos modernos, em que a performance dos liderados está em foco. Com isso, o líder assume um papel mais colaborativo e inspirador.
O líder revela uma verdadeira disposição pelo crescimento do desempenho dos seus subordinados, acompanhando a evolução de cada um, incentivando-os e dando feedbacks constantes para manter as pessoas motivadas e alinhadas em suas atividades. Desse modo, o ambiente se torna mais produtivo.
Nesse modelo, o líder:
-
busca manter seus colaboradores sempre motivados;
-
promove a criação de um ambiente de trabalho agradável, com um clima de cooperação e confiança;
-
estimula uma visão positiva do futuro na equipe de trabalho, primando pelo desempenho de cada indivíduo.
8. Faça cursos online e presenciais
Para atingir o nível de excelência no seu negócio, é preciso traçar estratégias que incentivem o time a alcançar sua produtividade máxima. Assumir a função de líder é fundamental nesse processo, já que esse papel influencia diretamente no desempenho coletivo.
Por esse motivo, o curso de liderança o auxiliará a desenvolver atitudes que compõem o perfil de um líder que busca a conquista dos objetivos estratégicos do seu empreendimento. Além disso, ajuda a identificar pontos de melhoria pessoal.
Conheça atitudes e estratégias para a sua evolução pessoal como líder, para liderar a execução de um projeto e para a liderança da sua equipe.
9. Conheça o perfil de seus colaboradores
É essencial ter consciência da necessidade de esse profissional ter espírito colaborativo. Atualmente, é esperado que o líder tenha capacidade de inspirar sua equipe; porém, para isso, é primordial que esse colaborador consiga reconhecer as individualidades dos seus liderados. Logo, o alicerce dessa relação é a confiança.
10. Tenha empatia pela sua equipe
Hoje, trabalha-se com um conceito que ajuda bastante no desenvolvimento dessas habilidades: empatia. A pessoa precisa conseguir se colocar no lugar do outro para entender melhor as suas demandas e, assim, agir de maneira mais assertiva.
Não é por coincidência que vários programas de desenvolvimento de liderança trabalham com exercícios nos quais os membros são convidados a trocar de lugar com seus subordinados, para vivenciar de forma próxima da sua, a experiência na função. Isso fortalece o senso de responsabilidade e pertencimento.
11. Saber reconhecer os trabalhos da equipe
O reconhecimento realiza maravilhas pela motivação do grupo. É muito comum que gestores se comuniquem com seus times somente sobre problemas, ignorando, assim, as circunstâncias das soluções e sucessos. Portanto, não passe por essa falha: reconheça e comemore sempre o bom desempenho e as boas ideias, por menores que pareçam.
12. Criar formas de compensação
Oferecer uma compensação promissora aos profissionais para adequar suas habilidades em desenvolvimento é uma estratégia valiosa. Isso pode se dar de maneiras variadas, a depender do perfil da equipe. Um sistema de bonificações, por exemplo, pode incluir:
-
dias de férias extras;
-
vagas reservadas em estacionamento;
-
incentivos à saúde dos colaboradores;
-
cartas de agradecimento dos superiores por realizações específicas.
Esse tipo de compensação pode impactar positivamente no desenvolvimento de liderança. Com isso, é possível agradar os colaboradores que, consequentemente, darão ótimos resultados — e, além disso, o ambiente de trabalho será muito mais agradável.
13. Seja exemplo para sua equipe
Liderança é ação e não posição. Por isso, quando falamos em liderança pelo exemplo, estamos falando naquilo que o líder mostra na prática e que inspira, contagia e motiva os seus liderados a segui-lo pelo mesmo caminho.
Os líderes exemplares são modelos de gestores e, não por acaso, são os que mais se destacam nas empresas.
Atenção aos Comportamentos
O líder é o profissional mais observado de uma empresa. Isso porque, como tem a missão de gerenciar os processos e guiar as pessoas, naturalmente seus liderados estão mais atentos aos seus comportamentos. Portanto, todo cuidado é necessário.
Por isso, busque mostrar o seu melhor, ter atitudes positivas, se comunicar de maneira clara e respeitosa, seguir as regras da empresa, considerar a todos e demonstrar, na prática, que você é um líder merecedor de respeito e admiração.
Tenha Congruência
Uma das principais queixas dos profissionais em relação aos seus líderes é a falta de congruência entre aquilo que dizem e fazem, ou melhor, não fazem.
Por isso, nada de sair por aí discursando sobre ideias e atitudes que você não tem. Seja congruente, invista em bons exemplos e no desenvolvimento de uma liderança positiva e verdadeira.
Compartilhe
O gestor exemplar é aquele que não receia ser superado, que se importa em sempre dividir seus aprendizados, conhecimentos e experiências. Além disso, contribui ativamente para o desenvolvimento dos seus profissionais e para o crescimento da equipe.
Inspire
A forma de conduzir sua liderança faz uma diferença enorme no modo como sua equipe trabalha e influencia diretamente em sua motivação, crescimento, engajamento e produtividade. Líderes extraordinários são inspiradores, sábios e atuam como verdadeiros guias para os futuros gestores.
14. Tenha equilíbrio em suas ações
No atual contexto empresarial, é necessário saber operar com as variadas transformações sociais e econômicas. Ser resistente pode atrapalhar no seu sucesso e no da sua organização. Por isso, um líder eficiente deve saber se adaptar a essas alterações e, mais do que isso, ajustar às situações dos seus negócios a elas.
Além do mais, um líder equilibrado consegue incentivar essa mesma conduta dos seus colaboradores, fazendo com que a instituição possa usufruir de melhorias constantes.
Em resumo, não existem métodos prontos que geram bons líderes. Assim, é necessário se conhecer bem, distinguir os pontos a serem aperfeiçoados e as competências a serem trabalhadas. Por fim, compreenda que ser um líder é um enorme desafio; porém, algumas mudanças de atitude são fundamentais para te respaldar no desenvolvimento de liderança.
Comentários