fbpx

Blog da

Afinal, o que é o Auxílio home office? Entenda e conheça as vantagens!

Você já ouviu falar em auxílio home office? Com a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19), o trabalho remoto, que é exercido pelo colaborador de sua casa, cresceu de maneira exponencial, uma vez que uma das principais medidas de prevenção ao vírus é o distanciamento social.

Com isso, surgiu a necessidade do auxílio home office, um novo benefício que tem como objetivo oferecer ao colaborador um valor específico a título de ajuda de custo para que contas residenciais, como internet ou energia elétrica, sejam pagas. Se você deseja descobrir mais sobre a solução, o que ela contempla e as suas vantagens para os colaboradores, continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que é o auxílio home office?

A pandemia obrigou as empresas a repensarem as formas de trabalho e a adotarem os modelos híbrido e home office, o que fez com que fosse necessário considerar os benefícios e a ajuda de custo para os colaboradores que estão trabalhando de casa. Contudo, em muitos locais, tal modelo deu certo e diferentes organizações, hoje em dia, visam a se preparar para implementar o home office de forma mais duradoura ou até mesmo definitiva.

Como anteriormente, no início da pandemia, houve a necessidade de aderir ao regime rapidamente, determinados processos para ajudar os colaboradores foram adotados de maneira provisória, como os relacionados à ajuda de custo.

Muitas companhias optaram por pagá-la em espécie ou por meio de depósitos diretamente na conta do colaborador. No primeiro caso, a segurança jurídica se dá mediante a prestação de contas feita pelo trabalhador ao empregador. Contudo, quando não há tal processo, similar a um reembolso de despesas, o valor concedido pode ser visto como uma verba de natureza salarial.

Ocorre que, nesse caso, quando tal pagamento é caracterizado como remuneração, como consequência, deve haver a incidência de impostos sobre essa quantia — o que pode gerar problemas legais e jurídicos para a companhia. Uma forma de evitá-los, agradando aos colaboradores e, ainda, oferecendo uma ferramenta gerenciável ao RH é utilizar o auxílio home office.

O que o auxílio home office contempla?

O auxílio home office, como vimos, é uma ajuda de custo paga ao trabalhador em razão dos gastos que ele tem por causa da sua modalidade de trabalho. Assim, é possível utilizar o benefício, por exemplo, para pagar as contas de consumo, como internet, linha de telefone e energia elétrica, para comprar itens de escritório, como cadeira, papel, impressora etc.

Além disso, ele conta com algoritmos que determinam previamente as categorias em que o colaborador pode utilizar o valor creditado. Esse é um fator que impede a utilização indevida do benefício.

Quais são as vantagens do auxílio home office?

Cada empresa conta com a sua própria estratégia, mas, de forma geral, a ideia para o futuro do trabalho é possibilitar o home office na maior parte do tempo para colaboradores de setores administrativos, como o financeiro, o de comunicação, o jurídico, o RH, entre outros.

Mesmo com a perspectiva do fim do período de isolamento, a tendência é de que o trabalho presencial aconteça apenas em determinados dias da semana, especialmente para melhorar o entrosamento das equipes e realizar reuniões. Inclusive, as companhias que não procurarem implementar soluções em trabalho remoto podem enfrentar problemas no futuro, pois provavelmente o modelo será implementado de forma permanente, mesmo após a crise atual.

O home office é interessante para as empresas porque gera grandes economias para as companhias, como as relacionadas à energia elétrica, à limpeza, à água e, até mesmo, ao aluguel de espaços. Isso porque, com cada colaborador trabalhando de sua própria casa a maior parte do tempo, é possível contar com locais menores.

No entanto, o trabalho exercido na residência, sem dúvidas, gera gastos extras ao profissional, mesmo nos casos em que as empresas providenciaram um notebook, para aqueles que não tinham computadores, ou chips de telefone, por exemplo, já que cada um utiliza a energia elétrica de sua casa e a sua internet para exercer as atividades.

Dessa maneira, a principal vantagem do auxílio home office para o colaborador é que a empresa o ajuda a custear os gastos que são essenciais para que ele exerça o seu trabalho e que aumentaram em razão do regime. Afinal, ao passar o dia inteiro em casa, por exemplo, a conta de luz provavelmente sofreu uma elevação.

Além disso, como o auxílio home office só pode ser utilizado para categorias específicas, o colaborador pode empregá-lo para contratar um plano de internet melhor ou para adquirir materiais de escritório, como dito, como uma escrivaninha ou uma cadeira ergonômica. Esses são itens que tornam o seu ambiente de trabalho mais adequado e ajudam a aumentar a sua produtividade.

A sensação de valorização

O trabalhador, ao receber o auxílio home office, também se sente valorizado pela companhia em que trabalha, uma vez que há a demonstração, por parte da empresa, de que ela está se preocupando com as suas equipes e fornecendo uma ajuda de custo para as despesas extras. Isso faz, inclusive, com que haja uma sensação de pertencimento.

Implementar o auxílio home office, apesar de parecer uma medida simples, pode ter uma importância significativa para o colaborador, especialmente no momento atual em que enfrentamos uma situação adversa nunca vivida antes, sendo uma boa hora para desenvolver e cultivar a empatia dentro da companhia e entre os profissionais.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o auxílio home office e as vantagens de implementá-lo em uma organização, lembre-se de que é fundamental que o setor de RH se preocupe em oferecer benefícios úteis para os colaboradores, como o auxílio home office. Isso porque, dessa forma, é possível, por exemplo, aumentar a satisfação das equipes e melhorar a retenção de talentos da companhia, além de se tratar de uma relevante ferramenta de gestão de pessoas.

Se você deseja conhecer as soluções oferecidas pela Up Brasil, como o auxílio home office, entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua empresa!

Comentários