fbpx

Blog da

Premiação para funcionários sem vínculo trabalhista: como fazer?

Uma dúvida que muitas empresas têm é sobre como realizar a premiação para funcionários que não têm vínculos trabalhistas, já que no ambiente corporativo essa é uma ótima forma de gerar engajamento e fazer com que os colaboradores fiquem mais motivados.

Acontece que a legislação trabalhista é uma norma exigente que apresenta diversas restrições. Por isso, é normal surgirem questionamentos no momento de premiar as pessoas que não participam do cotidiano da companhia de forma regular, mas ainda assim são prestadores de serviço importantes para as rotinas empresariais.

Você tem interesse pelo tema e deseja conhecer as principais informações a respeito da premiação para funcionários? Continue a leitura deste post que vamos apresentar todos os detalhes!

É possível premiar funcionários sem vínculo trabalhista?

Em uma empresa costumam existir diferentes tipos de funcionários. Em geral, o mais comum é o empregado celetista. Contudo, também existem outras formas de contratar indivíduos para trabalhar em uma organização, sem que isso implique um vínculo empregatício por prazo indeterminado.

É o caso, por exemplo, dos prestadores de serviço autônomos, ou seja, aqueles que são contratados por tempo determinado. Nesse caso, a pessoa não se torna um colaborador direto da companhia, mas ainda assim merece ser valorizada.

Ao contrário do que muitos pensam, existem soluções para recompensar os profissionais sem vínculo trabalhista, inclusive sem que a relação com a empresa seja descaracterizada.

É válido ressaltar que determinadas verbas que são pagas aos funcionários contam com natureza de remuneração e, portanto, podem vir a integrar o salário. No entanto, a reforma trabalhista apresentou um novo entendimento com relação à premiação para colaboradores.

O artigo 457 §2º da CLT retirou a natureza de salário de diversas verbas, inclusive do prêmio, que atualmente pode ser ofertado como uma liberalidade por parte do empregador. Ou seja, isso quer dizer que a premiação, por ser uma recompensa oferecida pelo desempenho acima da média do profissional, funciona como um reconhecimento pelo trabalho bem executado, como um presente.

Dessa forma, independente se o funcionário tem ou não vínculo trabalhista, é possível ofertar uma gratificação ou bonificação em razão do seu bom desempenho.

Como realizar a premiação para funcionários sem vínculo trabalhista?

Agora que você já sabe que é possível premiar os funcionários sem vínculo trabalhista, vamos apresentar algumas ideias interessantes para realizar essa premiação. Acompanhe!

Ofereça treinamentos e cursos extras

Sem dúvidas, prêmios como cestas, festas e presentes em datas comemorativas, por exemplo, são agrados interessantes. Contudo, se a principal ideia da empresa é reter clientes e aumentar a produtividade dos colaboradores, o ideal é ir além.

Uma boa forma de premiar colaboradores é por meio da oferta de treinamentos e cursos extras. Dessa forma, além dos profissionais terem a chance de melhorar suas habilidades, a empresa passa a contar com uma mão de obra mais qualificada.

Além disso, por meio desse tipo de premiação os colaboradores costumam se sentir ainda mais motivados a dar sempre o seu melhor, já que sentem que estão sendo valorizados, pois a organização está investindo em seu aprimoramento.

Invista em experiências

Experiências, de maneira geral, são inesquecíveis. Por isso, uma excelente forma de realizar a premiação para funcionários sem vínculo trabalhista é por meio da oferta de experiências diferentes.

É o caso, por exemplo, das viagens, uma vez que boa parte das pessoas adora passar um tempo fora de casa conhecendo lugares novos. Além disso, essa é uma excelente forma de relaxar e renovar as forças para o trabalho.

Outra maneira de conceder experiências interessantes é por meio de ingressos para shows, festivais e festas. Nesse caso, para que a premiação atinja o seu objetivo é necessário observar se os eventos oferecidos são do interesse dos profissionais.

Para não errar na escolha do evento é preciso se atentar a fatores como a faixa etária dos colaboradores ou investir em shows de artistas condecorados. O recomendado é realizar uma pesquisa entre as equipes antes de investir nesse tipo de premiação.

É possível, também, oferecer um jantar especial para todos os colaboradores que se dedicaram de forma efetiva na procura por resultados positivos. Esse tipo de premiação também permite a integração entre as equipes — o que costuma melhorar significativamente o clima organizacional.

Assim, uma excelente forma de recompensar um trabalho qualificado é por meio de experiências. É possível condicionar a premiação a uma meta específica ou presentear o profissional que apresentar o melhor desempenho do time.

Lembre-se que é fundamental que a experiência seja interessante e desejada pelos colaboradores para que eles se motivem a atingir a meta. Além disso, para tornar a premiação ainda mais atrativa é possível permitir que eles levem um acompanhante, por exemplo.

Tenha critérios bem definidos

Todos os profissionais, inclusive os funcionários sem vínculo trabalhista, devem ser desafiados para que tenham a oportunidade de contar com uma premiação que reconheça os seus méritos.

Contudo, para que a premiação surta o efeito desejado, é preciso que os critérios sejam estabelecidos previamente e de forma bem definida. Toda a equipe deve ter conhecimento sobre o tema de forma clara. Uma boa maneira de apresentar as regras é por meio de uma reunião e o ideal é que o empregador esclareça todos os questionamentos que surgirem.

Quando os critérios da premiação são bem definidos, os profissionais passam a tentar atingir a meta para recebê-la, o que costuma apresentar resultados mais expressivos para o negócio como um todo. 

Ofereça um cartão premiação

Por fim, mais uma excelente forma de reconhecer o profissional é por meio do cartão premiação. Nesse caso, o funcionário pode utilizar o prêmio da maneira que desejar.

O cartão premiação é uma boa alternativa porque, além de apresentar um custo-benefício muito atrativo para a empresa, também concede ao profissional liberdade para que gaste o prêmio da forma que deseja em um dos milhares de estabelecimentos credenciados.

Além disso, também há a possibilidade de sacar o prêmio em caixas 24 horas, o que permite que o profissional use o dinheiro em outros estabelecimentos comerciais ou, ainda, o utilize em prol de seus objetivos.

Agora que você já sabe que a premiação para funcionários sem vínculo trabalhista é permitida pela legislação e conheceu diferentes formas de realizá-la, coloque as nossas dicas em prática para motivar os profissionais da sua empresa!

Se interessou pelo cartão premiação? Então, entre em contato conosco e conheça ainda mais vantagens de oferecer esse benefício!

Comentários